O carro mais popular do Brasil deixará de ser fabricado. Para os amantes do FIAT UNO, contaremos algumas curiosidades da sua trajetória pelo país. Afinal, quem nunca viu nas estradas brasileiras o tradicional e percussor FIAT Uno?
ORIGEM
Idealizado e fabricado pelo italiano Pier Giorgio Tronville, o FIAT UNO nasceu em 1982 na Itália.Dois anos depois, o carro chegou no Brasil para ser produzido em Betim (MG).
HISTÓRIA
Ao longo dos 37 anos de circulação no Brasil, foram produzidas 2 gerações e diversas atualizações de modelo. “Com a ousadia dos gênios”, slogan utilizado pela FIAT nos anos 80, o carro se tornou o mais barato e, por consequência, o mais popular.
Considerado como uma revolução, o primeiro projeto do FIAT UNO tinha 3,64 metros de comprimento e a distância entre os eixos era de 2,36 metros. Além de ser o primeiro veículo com motor 1.0 produzido no Brasil. O motor Fiasa 1.050 cm³ era isento de vibrações e podia usar as 5 marchas, enquanto naquela época eram conhecidas apenas 4 marchas. Outro fato importante era por ser o primeiro motor turbinado a ser produzido em série no Brasil. Além da vantagem de economizar combustível.
Em 1987, foi criada a versão esportiva do FIAT UNO, com visual diferente, rodas desenhadas, tampa do porta-malas preta, freios dianteiros a disco ventilados e marchas mais curtas. E a velocidade ia de 0 a 100km/h em 12 segundos. Empolgados com a tecnologia, em 1989, a FIAT lança o Uno 1.6R ainda mais potente. Foram diversas atualizações nos anos seguintes a sua chegada no Brasil.
Em 1990, para se adequar às novas normas de Impostos estaduais e federais, a FIAT lança o UNO MILLE com o motor 994 cm³. Era o mesmo modelo mas com pequenos ajustes e chegava até 135km/h. Com esse lançamento, o FIAT UNO continuou sendo o carro mais barato e econômico do Brasil.
Quatro anos depois, o FIAT UNO fez história mais uma vez e lançou a versão turbo. Seria o primeiro carro com turbocompressor fabricado no Brasil e ia de 9 a 100km/h em 9 segundos apenas, podendo atingir até 195km/h.
Por fim, em 2010, a FIAT lança a segunda geração do FIAT UNO, o Novo UNO. Os motores 1.0 EVO e FIRE 1.4 eram flexíveis. Em 2015, o UNO trouxe para o brasileiro a tecnologia Start&Stop onde o motor desliga quando o carro para e assim economiza mais combustível.
No ano seguinte, vieram os motores 1.0 e 1.3 Firefly, assistente de partida em rampa e os controles eletrônicos de tração e estabilidade.
A série especial CIAO encerra os 37 anos de história do FIAT UNO no Brasil. Com computador de bordo, sistema de som com Bluetooth e porta USB o FIAT UNO deixa de ser fabricado e entra para a história com suas 4.379.356 unidades produzidas e rodadas de norte a sul deste país.