Boa parte dos pilotos atuais da Fórmula 1 já está na categoria há anos. Por isso, um dos maiores desafios para os jovens pilotos nos últimos anos tem sido a falta de oportunidades para pilotar carros de F1.
Por conta disso, a Fórmula 1 implementou uma nova regra em seu livro de regulamentos: todas as equipes da categoria deverão, obrigatoriamente, escalar um piloto novato para duas sessões – no mínimo – de treinos livres durante a temporada.
Cada equipe deverá escalar um piloto que não tenha largado em mais de dois GPs. Elas poderão usar o mesmo piloto duas vezes ou dois pilotos diferentes para uma sessão cada, se preferirem.
Algumas equipes já têm a sua escolha definida, como é o caso da Ferrari, que já confirmou o nome do russo Robert Shwartzman para participar de duas sessões de treinos livres ao decorrer da temporada de 2022 da Fórmula 1.
O chefe da equipe AlphaTauri, Franz Tost, também revelou os dois pilotos novatos que representarão as duas equipes de propriedade da Red Bull nas sessões de treinos livres da F1 este ano: Jüri Vips vai pilotar pela Red Bull e Liam Lawson pela Scuderia AlphaTauri.
E como grande novidade, o brasileiro Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão mundial da F1 Emerson Fittipaldi, já está confirmado para os testes de pré-temporada neste fim de semana, no Bahrein. Apesar de ter sido confirmado para as corridas teste, o martelo para o substituto do russo Nikita Mazepin na Haas durante a temporada 2022 da Fórmula 1 ainda não foi batido e a equipe ainda está analisando vários candidatos.
A temporada 2022 da F1 começa oficialmente no próximo final de semana, em 20 de março, com o GP do Bahrein. Antes, o Circuito de Sakhir receberá a segunda bateria de testes da pré-temporada, entre os dias 10 e 12 de março.