Uma das épocas mais esperadas pelos apaixonados por Fórmula 1 chegou: o lançamento dos carros.
A temporada 2022 da Fórmula 1 começará em 20 de março, com o GP do Bahrein como o evento de abertura do ano. No entanto, antes da primeira corrida, as equipes terão suas habituais apresentações dos carros e participarão dos testes de pré-temporada.
Neste ano de 2022 a expectativa é ainda maior, por conta das mudanças dos regulamentos técnicos que entrarão em vigor. A grande espera gira em torno desta pergunta: “Como cada equipe responderá às novas exigências?”.
Mas o que muda nos carros da temporada 2022 da Fórmula 1?
O novo conjunto de regras e diretrizes técnicas/mecânicas tem o principal objetivo de facilitar as ultrapassagens e o desenvolvimentos dos carros, com a promessa de uma Fórmula 1 mais competitiva.
Primeiramente, as novas regras focam na aerodinâmica. As asas traseiras e dianteiras terão menos elementos e mais linhas arredondadas. Essas linhas vão ajudar a desviar o fluxo de ar, aumentando a estabilidade e a aderência.
Com mudanças no design, a ideia é permitir que os carros andem mais próximos uns dos outros, ajudando nas ultrapassagens.
Além disso, os pneus dos carros deixam de ser de 13 polegadas e passam a ser de 18 polegadas, beneficiando as ultrapassagens e a redução do aquecimento durante os estágios em que os pilotos estão no limite.
Outro ponto é muito importante: a Fórmula 1 segue em busca de mais segurança. Em 2022, os chassis serão mais robustos, podendo absorver 48% mais impacto em uma batida frontal e 15% na traseira.
Quais os lançamentos de carros mais esperados na F1 2022?
A aposta é que os lançamentos mais aguardados são da Red Bull, Ferrari e Mercedes. A grande novidade para este ano é que, com a saída da Honda, a Red Bull passará a ser a sua própria fornecedora de motores, tendo o auxílio da marca japonesa neste primeiro ano junto de sua nova divisão, a Red Bull Powertrains.
Confira o calendário de lançamento:
Haas – 04 de Fevereiro
Red Bull – 09 de Fevereiro
Aston Martin – 10 de Fevereiro
McLaren – 11 de Fevereiro
AlphaTauri – 14 de Fevereiro
Williams – 15 de Fevereiro
Ferrari – 17 de Fevereiro
Mercedes – 18 de Fevereiro
Alpine – 21 de Fevereiro
Alfa Romeo – 27 de Fevereiro