As marcas que fabricam carros de luxo estão acelerando suas estratégias para tornar seus novos veículos híbridos, uma solução tecnológica vantajosa para a natureza e para o usuário.
O carro híbrido exige menos manutenção, seu motor e sistema de freios são mais duráveis, possuem uma tabela de imposto mais baixa, e ainda reduzem a emissão de gases poluentes.
Neste artigo vamos te contar um pouco mais sobre essa tendência e as perspectivas para o Brasil. Continue com a gente!
O que é um carro com motor híbrido flex?
Para você que ainda não conhece, basicamente o veículo conta com dois motores: um elétrico e outro de combustão interna, aquele dos carros convencionais.
Essa combinação faz com que o carro funcione à combustão e energia, gerando muita economia.
A Kia já está apostando bonito na tecnologia dos carros híbridos flex!
Kia Sportage. Fonte: Quatro Rodas
O Kia Sportage é o segundo carro híbrido flex da empresa, o primeiro foi compacto Stonic, e esse novo modelo conta com uma particularidade: seu sistema é híbrido leve combinado ao motor 1.6 turbo a gasolina.
O motor híbrido leve é conectado ao motor à combustão por uma correia, assim, existe a possibilidade de manter a velocidade constante e dar mais força ao carro em determinadas situações, o que gera redução do consumo também.
Assim como toda moda, essa também pegou no Brasil!
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas de carros híbridos e elétricos atingiram o recorde de quase 50 mil unidades em 2022, 41% a mais do que o registrado em 2021.
Os modelos mais vendidos em 2022 são da Toyota, que ocupa a 1° e 2° colocação no top 10, sendo o Toyota Corolla Cross Hybrid (12.507) e Toyota Corolla Hybrid (7.109).
Pode até parecer pouco, mas por ser uma tecnologia nova, são números bastante atrativos e incentivadores para as marcas.
É esperado que com o lançamento de novos modelos e aumento da oferta, a tendência se fortaleça este ano e diminua o custo, afinal, no mercado brasileiro um carro híbrido flex são bem caros.
Expectativas para nosso Brasil
João Irineu, Diretor de Compliance de Produto da Stellantis para a América do Sul, acredita que os carros híbridos flex são a melhor solução para nosso país, mas é preciso considerar uma dificuldade: as fabricantes 100% nacionais como Caoa, Cherry e Toyota, ainda importam os conjuntos mecânicos de suas matrizes.
Então até que os carros híbridos se tornem a primeira opção, o parque fabril brasileiro precisa ser transformado.
E aí, você acredita no potencial dos carros híbridos flex aqui no Brasil?
Não perca nenhum blog da Poly! Aqui você vai encontrar artigos interessantes sobre o mundo automotivo, rápido e fácil para você se informar.
Até a próxima!