O desafio de reciclar baterias de veículos elétricos

A solução proposta pela indústria automotiva, na luta por um mundo mais sustentável, foi a adoção dos carros elétricos e, de fato, esses veículos que dispensam a queima de combustíveis fósseis cumprem sua missão de eliminar a emissão de gases poluentes. Entretanto, eles ainda podem apresentar um outro risco ao meio ambiente e não ser uma resposta definitiva aos problemas ambientais, por apenas um fator: a bateria.

As baterias dos carros convencionais, de chumbo-ácido, já são recicladas, porém, o mesmo não pode ser dito para as baterias usadas em carros elétricos, que são as versões de íons de lítio. Essas baterias são maiores e mais pesadas que as convencionais, porque são compostas por várias centenas de células individuais de íons de lítio e todas elas precisam ser desmontadas. Os metais usados para a fabricação de baterias – como lítio, cobalto e níquel – causam danos à natureza e à saúde pública se forem descartados de forma incorreta

As tecnologias de reciclagem de baterias ainda não estão acompanhando o rápido aumento dos carros elétricos. Isso pode gerar um problema de gerenciamento de resíduos para o futuro. Para reciclar esse tipo de bateria com eficiência, elas devem ser desmontadas e os fluxos de resíduos separados. Também como lítio, as baterias contêm vários outros metais valiosos, como cobalto, níquel e manganês, que podem ser usados para reutilização.

Dessa forma, todos têm capacidade de ser reciclados infinitamente, permitindo sua reintrodução na cadeia produtiva como insumos para a fabricação de baterias novas.

Reciclagem das baterias

Alguns fabricantes de carros já estão com algumas estratégias para reciclagem das baterias de carros elétricos. A Nissan está reutilizando baterias antigas de seus carros Leaf nos veículos automatizados que entregam peças aos trabalhadores de suas fábricas.

A Volkswagen abriu recentemente sua primeira fábrica de reciclagem, na Alemanha, e planeja reciclar até 3.600 sistemas de baterias por ano. Nessa reciclagem, os sistemas de baterias usadas são entregues totalmente descarregados e desmontados à fábrica, e suas peças individuais são moídas em grânulos no triturador e depois secadas.

A Renault está reciclando todas as suas baterias de carros elétricos. Além disso, a montadora participa de um consórcio com a empresa francesa de gestão de resíduos Veolia e a empresa química belga Solvay.

A reciclagem das baterias de carros elétricos é importante não somente para a sustentabilidade, mas também há argumentos econômicos poderosos para melhorar essa questão. Principalmente, o fato de que muitos dos elementos utilizados são difíceis de encontrar na Europa e no Reino Unido. Dessa forma, a reciclagem é a maneira mais segura de garantir um fornecimento da matéria-prima necessária para a mobilidade e para a indústria automotiva.

É possível notar que a reciclagem das baterias ainda é um desafio, uma vez que não temos uma ação voltada para isso no cenário brasileiro, a grande preocupação é de que a demanda por esses materiais cresça substancialmente, aumentando preços e, possivelmente, o avanço da mineração ilegal. A reciclagem seria a saída, mas há dúvidas de que a indústria da reciclagem não possui evolução e investimentos suficientes que se equiparem a grande produção de baterias.

Fontes:
https://autoesporte.globo.com/amp-stories/da-para-reciclar-bateria-de-carro-eletrico/index.html
https://www.infomoney.com.br/colunistas/o-mundo-sobre-muitas-rodas/o-futuro-do-carro-e-eletrico-parte-2-o-que-fazer-com-as-baterias/
https://www.institutodeengenharia.org.br/site/2021/07/05/reciclagem-de-baterias-deve-tornar-carros-eletricos-mais-sustentaveis/

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