No domingo, dia 28 de novembro, um dos maiores nomes do automobilismo, faleceu aos 79 anos, Sir Frank Williams. Confira neste artigo a história vitoriosa de Sir Frank Williams e de sua equipe no automobilismo.
Quem foi Sir Frank Williams?
Frank era filho de um militar e de uma professora, nasceu em 1942 na cidade de South Shields. Quando Frank era adolescente, seus pais se separaram e ele foi enviado a estudar em um internato no interior da Escócia. Foi nesse internato que ele viu florescer sua paixão pelos automóveis, quando um amigo chegou com o lançamento do ano de 1957, o Jaguar XK150, e permitiu que Williams pilotasse. Frank ficou apaixonado e percebeu que era daquilo que gostaria de viver para o resto da vida.
Em 1966, já na vida adulta, depois de tentar ser piloto, Frank decidiu ser mecânico e abriu o seu próprio negócio. E todo esse trabalho como mecânico e como caixeiro viajante contribuíram para ele estabelecer a Frank Williams Racing Cars. O maior sonho de Williams era a Fórmula 1, porém, seus primeiros anos foram dedicados às Fórmulas 2 e 3, até 1969. Então, a partir desse ano, mais experiente no mundo do automobilismo, Frank comprou um chassi da Brabham.
Até o ano de 1972, Frank seguiu comprando chassis de outras construtoras para conseguir colocar a marca Williams na pista. Foi no meado deste ano que, finalmente, o primeiro carro feito totalmente pela companhia tomou a pista no GP da Inglaterra. Porém, o carro durou pouco nas pistas, sendo destruído em um acidente. Por conta de toda questão financeira, Williams esperou 5 anos para voltar às pistas com um carro da marca.
Fundação da Williams
A nova Williams foi fundada em 1977, e viveu seu auge nas décadas de 1980 e 1990. A marca entrou no páreo em 1977, mas foi no ano seguinte que apareceu o FW06, primeiro carro assinado por Head.
Na década de 80 e 90, a marca conquistou nove títulos de construtores e sete de pilotos: Alan Jones (1980), Keke Rosberg (1982), Nelson Piquet (1987), Nigel Mansell (1992), Alain Prost (1993), Damon Hill (1996) e Jacques Villeneuve (1997).
Em 1994, a equipe enfrentou um dos episódios mais dolorosos e tristes da sua história, a morte de Ayrton Senna em um acidente na Itália.
A Williams passou a viver bons momentos também em 2014 e 2015, quando Felipe Massa e Valterri Bottas levaram a equipe à terceira posição no mundial de equipes. Além de Ayrton Senna, Felipe Massa e Piquet, os brasileiros Antonio Pizzonia, Rubens Barrichello e Bruno Senna também passaram pela Williams.
A Williams pertenceu totalmente a família de Frank até 2014, após um acidente sofrido por Frank em 1986, em que ele precisou do apoio de cadeiras de rodas, a equipe era comandada pela sua filha Claire Williams. Porém, aconteceu a venda das divisões de engenharia e de motores híbridos em 2014, para aplacar os problemas financeiros. Em 2020, a equipe foi vendida para o grupo de investimentos Dorilton Capital, que encerrou a ligação da família e de Frank com a equipe Williams.
Homenagem a Sir Frank Williams
A morte de Sir Frank Williams comoveu todo o mundo do automobilismo, pessoas de todo o paddock da Fórmula 1 deram suas condolências e prestaram homenagens à lenda do automobilismo.
Lewis Hamilton escreveu em suas redes sociais:
Sir Frank Williams foi uma das pessoas mais gentis que tive o prazer de conhecer neste esporte. O que ele conquistou é algo verdadeiramente especial. Até seus últimos dias, eu sei que ele permaneceu um piloto e um lutador de coração. Seu legado viverá para sempre.
George Russel, piloto da Williams, escreveu:
Hoje, nos despedimos do homem que definiu nossa equipe. Sir Frank era um ser humano genuinamente maravilhoso e sempre me lembrarei das risadas que compartilhamos. Ele era mais do que um chefe, ele era um mentor e amigo de todos que se juntaram à família Williams Racing e tantos outros. Foi uma verdadeira honra correr para ele e ser uma pequena parte do incrível legado que ele deixou, um legado que viverá para sempre no coração e na alma desta equipe. Descanse em paz, Sir Frank. Obrigado por tudo.
Ann Bradshaw, que chegou a trabalhar com Sir Frank Williams na equipe, escreveu:
Minha família do automobilismo sempre foi a Williams, então não consigo descrever minha tristeza ao saber da morte de Frank. Meu chefe, amigo e inspiração por muitos anos. Ele sorria quando estava com seus amados carros e pilotos. Descanse em paz.
Frank é uma lenda da Fórmula 1 e seu legado sempre será lembrado no mundo do automobilismo. Em uma entrevista à BNCC, em 2010, ele disse: “Foi uma grande jornada, uma jornada que eu gostaria de refazer se fosse mais novo. Não faria nada diferente exceto tentar evitar os acidentes”. A jornada de Frank terminou neste domingo, mas sua história e sua vida serão sempre lembradas.
Fontes:
https://motorsport.uol.com.br/f1/news/relembre-a-historia-vitoriosa-de-sir-frank-williams-e-sua-equipe-na-f1/6829384/#gal-6829384-m0-alan-jones-williams-fw06-15871894
https://brasil.elpais.com/esportes/2021-11-28/morre-frank-williams-fundador-da-historica-equipe-de-formula-1.html
https://ansabrasil.com.br/brasil/noticias/esporte/formula1/2021/11/28/morre-aos-79-anos-frank-williams-lenda-da-formula-1_972eef77-6f68-4a01-b599-dcef87d42fef.html
https://ge.globo.com/motor/formula-1/noticia/morre-frank-williams-dono-da-escuderia-de-formula-1-que-abrigou-ayrton-senna-e-nelson-piquet.ghtml