A indústria automobilística brasileira começou o ano de 2022 com muitas novidades e altas expectativas para o mercado. Mesmo em meio a uma crise sem precedentes provocada pela pandemia do coronavírus, com falta de matérias-primas, fábricas paralisadas por semanas/ meses e preços altíssimos.
Além disso, a nova legislação sobre emissões de poluentes, o Proconve L7, incentivou o fim da produção de dezenas de modelos e motores, entre eles o Fiat Uno. Com isso, os fabricantes viram a necessidade de investir em novas soluções para os modelos remanescentes.
Serão vários lançamentos já para o primeiro semestre deste ano, e um dos motivos é a transição imposta pelas regras mais rígidas sobre os níveis de poluentes que os novos carros podem emitir. Hoje, vamos falar sobre três novos veículos que entrarão no mercado brasileiro.
O primeiro deles é o Fiat Fastback que será produzido na mesma fábrica em que o nosso tradicional Fiat Uno se aposentou. O Pulse foi o primeiro SUV da Fiat, mas não será o último. O “Projeto 376”, que deverá ser um pouco maior que o Pulse e ter carroceria ao estilo de cupê, como o VW Nivus. A novidade será inspirada no conceito Fastback de 2018, mas trará proporções menores. O SUV cupê deverá utilizar a plataforma do Cronos. Segundo os rumores, o entre-eixos será mais longo do que os 2,52m usado por Argo, Cronos e Pulse, além de uma mudança nos balanços. Além disso, o cupê já deve partir para o 1.0 turbo direto, com o 1.3 turbo sendo opcional.
Outro veículo que chega com novidades é o Novo Jeep Renegade. A versão 2022 chegará em breve as lojas de todo o Brasil com mudanças no visual e no motor. A grade externa da nova versão será ligeiramente mais estreita, enquanto os faróis terão uma mudança interna, integrando a iluminação de seta e DRL. A grande novidade será a adoção do motor 1.3 turbo chamado T270. Entrega 185 cv e 27,5 kgfm com etanol e trabalhará sempre com uma transmissão automática de 9 marchas na 4×4 e automático de 6 marchas na dianteira. Com o fim da opção diesel, a versão flex receberá uma configuração 4×4 Trailhawk, que promete ter a mesma capacidade off-road que o seu antecessor.
A aposta da Renaut para este ano é o Novo Kwid E-tech. Para a montadora francesa, o futuro do carro elétrico de passageiros no Brasil é dos modelos pequenos. Por esta razão, estão apostando alto nos investimentos do Kwid E-Tech. O presidente da Renault, Ricardo Gondo, afirma que “o modelo terá um motor exclusivo desenvolvido no Brasil”. O Kwid elétrico chinês tem um motor elétrico de apenas 33 kW (45 cv) e 123 Nm. O motor do Kwid produzido no Brasil deverá ser mais potente, mas a Renault não informou quanto. Com o motor de 33 kW (45 cv), a velocidade vai de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e atinge 125 km/h. A bateria atual tem 27,4 kWh e permite um alcance de 230 km. No modo Eco, seu alcance urbano chega a 305 km. O consumo do motor de 33 kW (45 cv) é de 10,8 kWh/100 km. Há ainda a possibilidade de carregar até 80% da bateria em 30 minutos utilizando os terminais de carregamento rápido DC de 30 kW.
Com os lançamentos previstos para este ano, a indústria automobilística no Brasil deverá ter um aumento significativo na produção e venda dos veículos automotores.