Max Verstappen: conheça a história do novo campeão mundial de F1

A temporada de 2021, na Fórmula 1, foi cheia de emoções do início ao fim. Chegando à disputa final com um empate entre Lewis Hamilton e Max Verstappen. Depois de muita competição, neste domingo, 12 de dezembro, Verstappen conquistou a vitória do GP de Abu Dhabi e seu primeiro campeonato mundial da carreira, ultrapassando Lewis Hamilton na volta final.

Quem é Max Verstappen?

Max Verstappen é o quarto campeão mais jovem da história da F1, conquistando seu primeiro título mundial aos 24 anos, ficando atrás apenas de Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel.

Verstappen tem o automobilismo e a Fórmula 1 como uma herança familiar. Seu pai, Jos Verstappen, disputou oito temporadas na Fórmula 1 entre 1994 e 2003, passando por equipes como Benetton, Stewart e Arrows. Sua mãe, Sophie Kumpen, é ex-piloto de Kart belga, onde competiu de 1991 a 1995.

O piloto iniciou suas corridas bem jovem, aos quatro anos de idade, e aos sete, já conquistava vitórias em provas de Kart na Bélgica. Nesse momento, você deve estar se perguntando, o piloto não é holandês? Por que ele estava competindo na Bélgica? Pois bem, o atual campeão escolheu representar a Holanda na competição, país em que viveu grande parte da sua vida, porém, o piloto é de nacionalidade belga, perto da fronteira com a Alemanha.

No Kart, Verstappen teve muitas conquistas, em 2012, levou o título do Mundial de Kart da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) na categoria KZ, levando também o título europeu, Copa inverno, entre outros.

Como Verstappen saiu do Kart para a Fórmula 1?

Por conta da sua idade, havia muitas especulações se o piloto estaria preparado para pilotar na F1 ou não. Após o Kart, sua primeira experiência com a fórmula foi na F3 Europeia, alcançando um resultado muito positivo e atraindo a atenção das equipes de Fórmula 1. Depois dessa experiência bem sucedida, Verstappen foi contratado pela Toro Rosso aos 16 anos e estreou na Fórmula 1 com 17 anos.

Após iniciar sua trajetória, o piloto teve momentos de muitas conquistas na categoria, mas muitos momentos desafiadores também. Em 2016, Verstappen fez excelentes corridas, sendo o destaque da temporada. Sua melhor corrida foi no GP do Brasil diante de muita chuva. Já em 2017, Max teve uma temporada muito difícil, tendo abandonado 7 corridas e subindo ao pódio apenas 1 vez.

Em 2018, o piloto começou a se encontrar dentro da categoria e levou a torcida holandesa à loucura, vencendo o GP do México. Em 2019, Max fez incríveis corridas, vencendo três GPs, um deles no Brasil, porém, não alcançou o título mundial, perdendo para Lewis Hamilton, da Mercedes. No ano seguinte, em 2020, o episódio se repetiu, foi uma fase de muitas conquistas para a Mercedes e Lewis Hamilton, e Max teve umas das suas temporadas mais instáveis.

Para a alegria do holandês e de toda torcida, em 2021, o cenário mudou e o piloto teve uma temporada incrível, com muitos desafios, mas com muita conquista, culminando no seu primeiro título mundial, deixando a Mercedes na vice-liderança do campeonato mundial de pilotos.

A temporada da vitória

A temporada de 2021 foi a primeira em que Vertsappen teve condições de brigar pelo título mundial. Logo na primeira rodada, em Bahrein, tivemos uma disputa acirrada com Hamilton, onde o piloto britânico saiu vencedor. Já na corrida da Emília-Romagna e em Mônaco, o piloto holandês teve uma sequência de três vantagens com vitórias na França, Estíria e Áustria, totalizando 32 pontos de vantagem na liderança.

Mesmo com alguns contratempos na Inglaterra e de ser atingido por Valtteri Bottas na Hungria, o piloto perdeu o primeiro lugar na tabela, mas recuperou o seu lugar no pódio na Turquia e manteve até a última corrida da temporada.

2021 foi um ano de conquistas para Max, o piloto fechou a temporada com dez vitórias, dez pole positions e 18 pódios.

Fontes:
https://ge.globo.com/motor/formula-1/noticia/quem-e-max-verstappen-conheca-primeiro-campeao-holandes-da-f1.ghtml
https://www.techenet.com/2016/05/max-verstappen-vence-grande-premio-espanha-toa-historia-holandes-voador/
https://ge.globo.com/motor/formula-1/noticia/verstappen-lidera-unica-volta-em-abu-dhabi-e-e-campeao-mundial-da-f1.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *