No domingo, dia 14/11/2021, aconteceu o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, no autódromo de Interlagos. O piloto Lewis Hamilton, logo no início da corrida, sofreu uma punição pela troca de componentes do motor e, por esse motivo, largou em décimo lugar.
Mesmo com essa desvantagem em relação aos demais pilotos, isso não abateu o piloto britânico. Ao final da terceira volta, Lewis Hamilton já alcançava a quinta posição e foi necessário só mais duas voltas para que o piloto ultrapasse Leclerc e Bottas e assumisse a terceira colocação.
A corrida seguiu com grandes disputas pelo primeiro lugar, hora Max levava vantagem em relação aos segundos, hora Hamilton assumia a liderança. Essa disputa levava os fãs à loucura e, para a alegria dos torcedores de Hamilton, na volta 59, após várias tentativas, o piloto britânico deixou para trás o principal rival, Max Verstappen. O pódio do GP do Brasil foi composto por Max Verstappen e Bottas.
Para comemorar essa vitória maiúscula e impecável, Lewis ergueu a bandeira brasileira, fazendo uma homenagem ao ídolo Ayrton Senna, e incendiou a torcida com esse gesto. Além disso, as homenagens à lenda brasileira não pararam por aí. Mais tarde, nas suas redes sociais, Hamilton publicou uma foto do momento em que ergue a bandeira brasileira, escrevendo como mensagem “Por Senna. Pelo Brasil”.
Lewis Hamilton nunca escondeu sua admiração e carinho pelo piloto brasileiro Ayrton Senna. Dias antes da corrida nas terras brasileiras, o britânico postou uma foto em suas redes sociais homenageando a lenda do automobilismo brasileiro e deixou uma mensagem: “Minha maior inspiração. Era a forma como ele corria, sua paixão pela vida e pelo esporte. Mas, mais do que tudo, foi a maneira como ele enfrentou sozinho um sistema que nem sempre foi gentil com ele. Que o legado de Ayrton Senna viva para sempre, especialmente vibrante neste fim de semana”
Depois da sua conquista, Hamilton ainda fez questão de mostrar o capacete utilizado especialmente para essa etapa no autódromo de Interlagos, onde homenageou Senna e o Brasil. Entretanto, sabemos que mesmo com a vitória inesquecível, o piloto também não irá esquecer das punições recebidas e como elas não foram um obstáculo para que ele alcançasse a vitória. Como multa pelas punições recebidas, foi divulgado pela Federação Internacional de Automobilismo, uma multa de 5 mil euros a Lewis Hamilton.
Apesar dessas contrariedades, o dia 14 de novembro de 2021 ficará na memória do piloto e de todos os fãs de Ayrton Senna, que se viram representados pelo britânico que também se apaixonou pelos desafios da velocidade.
Fontes:
https://www.tomadadetempo.com.br/2021/11/14/formula-1-resultado-final-gp-do-brasil-2021/
https://ge.globo.com/motor/formula-1/noticia/hamilton-dedica-vitoria-em-sao-paulo-a-senna-e-ao-brasil.ghtml