uando falamos em clássicos esportivos alguns modelos de carros vêm à cabeça, mas sem dúvidas um dos queridinhos é o Ford Maverick. O modelo foi o mais famoso e cobiçado pelos brasileiros na década de 70, e até hoje é um modelo de carro desejado por muitos colecionadores de clássicos antigos.
Sabia que o Maverick já foi chamado de “anti-fusca”?
Na década de 70 alguns modelos de carros estavam em alta no mercado automotivo, um deles era o Fusca que foi campeão de vendas da Volkswagen na época. Com o objetivo de atrair consumidores americanos e afastar os japoneses e europeus dos EUA, a Ford lançou o modelo Maverick no país.
A estratégia foi lançar um modelo de carro com um design esportivo que lembrasse o Mustang, algo moderno, mas que tivesse uma manutenção barata, fácil de manobrar e um carro econômico pra toda família. E a Ford acertou em cheio, em seu primeiro ano de vendas o modelo vendeu mais de 500 mil unidades de carro se tornando um veículo popular como o Fusca e rendendo mais vendas que o Mustang.
Ford Maverick no Brasil
No Brasil a Ford produziu o modelo entre 1973 e 1979. Diferente de como esse carro foi lançado nos EUA, aqui em terras brasileiras o Maverick chegou como um carro com enfoque comercial, muitos empresários e pessoas de poder aquisitivo mais alto o tinham, mas seu preço era popular e logo caiu no gosto de toda população.
Houve um período que o Maverick começou a se tornar inviável de ser produzido aqui no Brasil por conta da falta de uma tecnologia mais avançada no país, logo a Ford resolveu fazer algumas remodelações no motor, e outras peças para conseguir economizar e continuar sua produção. Foi assim que o carro começou a ganhar variações em seu modelo.
Maverick Esportivo V8 e 6 Cilindros
A Ford com o tempo realizou mudanças na motorização do seu clássico Maverick, o esportivo com motor V8 era o mais cobiçado por todos, de longe era possível escutar o ronco do motor, design esportivo e um grande espaço interno. Hoje consideramos o espaço interno da maioria dos clássicos pequeno, mas na época exatamente por ter um espaço interno maior que o Fusca, por exemplo, Maverick era uma ótima opção de carro pra família.
Já quando falamos do motor 6 cilindros muitos reclamavam, pois, o motor era grande, o carro gastava muita gasolina e sua potência era baixa. Foi assim que com o tempo e aumento da gasolina, o Maverick começou a ficar conhecido como um carro “beberrão” e inviável de se ter na garagem, perdendo aquela característica inicial de carro econômico.
Maverick continua sendo sucesso!
Os anos passaram e o clássico antigo Maverick ainda é sucesso e sonho de consumo para muitos, alguns modelos chegam a custar quase 300 mil reais. E ainda é comum vermos esse clássico em muitos filmes e séries estrangeiras. E aí, teria um modelo desses na garagem?