Não é de hoje que os carros elétricos se torna pauta em eventos da indústria de transportes. Em um congresso sobre o debate do futuro verde da mobilidade que ocorreu no Rio de Janeiro, trouxe o assunto para discussão e empresas do setor de motores e veículos dividiram opiniões.
O que a indústria mais busca analisar no atual momento, é em como ocorrera o caminho de transição dos carros tradicionais movidos a combustíveis para os carros elétricos no Brasil. Lideres do Marcopolo e Scania foram os responsáveis por levantar dados e trilhar uma rota em como acontecerá essa transição, mas principalmente como ambos os tipos de veículos conviveram lado a lado.
Já Harry Schmelzer, presidente geral da WEG, levou ao debate um projeto mostrando a rápida transição de tipo de mobilidade que poderá acontecer nos centros urbanos por todo o país.
Mas afinal, o futuro automotivo será 100% elétrico?
Toda transição será baseada em níveis de investimento. Cada vez mais as montadoras estão buscando realizar investimentos em altas tecnologias a modo de reduzir custos em sua produção. Claro que esses investimentos também estão ligados em ter uma produção mais sustentável protegendo o meio ambiente.
Durante o evento promovido pelo Banco do Brasil (BBAS3) e Petrobras (PETR4), Schmelzer disse:
“O Brasil tem que apostar em todas as frentes, mas não pode deixar os elétricos de lado”.
Já Christopher Podgorski, CEO da Scania na América Latina, trouxe a visão que apesar dos avanços tecnológicos e a busca por mais sustentabilidade automotiva por meio das montadoras, os carros elétricos ganharam seu espaço, mas os veículos tradicionais movidos a combustíveis continuaram existindo.
James Bellini, CEO da Marcopolo, ressaltou que para a produção de carros elétricos é necessário uma maior infraestrutura, isso quer dizer mais investimentos.
Cada empresa possui uma visão de como será o futuro automotivo no Brasil referente a carros elétricos, mas todas acreditam que para o futuro ser 100% elétrico o mercado brasileiro precisa de mais investimento em tecnologia e infraestrutura para maiores produções.
Fontes:
https://estoaresearch.com/noticias/veiculos-eletricos-empresarios-divergem-sobre-futuro-no-brasil/
https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/estrategia/o-futuro-da-industria-brasileira-nao-sera-dedicado-ao-carro-eletrico/
https://www.moneytimes.com.br/empresarios-divergem-sobre-futuro-dos-veiculos-eletricos-no-brasil/