Após 2 anos de pandemia podemos voltar a ver novidades no setor automotivo, até porque foi um dos setores que mais foi afetado pela crise econômica. Aqui no Brasil várias fabricas diminuíram sua produção e chegaram até a parar suas atividades durante um período até que tudo voltasse mais ao normal, como as empresas Nissan, Toyota, Renault, Chevrolet e Volkswagen.
Agora que a produção de automóveis retornou normalmente muitas tendências do mercado automotivo são esperadas para este ano, e vai desde a mudança de comportamento dos consumidores o fim do chamado “carros populares”.
Separamos as principais tendências do mercado automotivo em 2022 para você conhecer:
- Fim dos carros populares
Com o aumento e até a falta dos insumos para produção dos automóveis, os consumidores puderam ver claramente o aumento no valor dos veículos desde o ano passado. Com os valores tão altos nas concessionárias, os chamados de “carros populares”, que eram apelidados assim por terem o valor mais baixo já não existem mais.
- Procura por mais conectividade
Com os avanços da tecnologia e seu uso para resolver quase 100% das coisas no dia a dia, os consumidores estão cada vez mais procurando veículos que tenham uma maior conectividade. Claro, que a pandemia fez com que as pessoas usassem e conhecem mais a tecnologia, o mundo se tornou todo conectado, então um veículo que tenha conectividade com o próprio celular do usuário, por exemplo, se tornou indispensável na hora da compra.
- Maior procura por carros seminovos e aluguel
A procura por carros seminovos está em alta, já que comprar um veículo zero se tornou um investimento inviável. Alguns modelos de carros seminovos estão no valor dos que eram encontrados antes da pandemia como “carros populares” zero.
E com o aumento no valor dos veículos, as empresas de alugueis de carros viram uma ótima oportunidade e conseguiram se destacar já no ano de 2021. A tendência é que em 2022 a procura pelo aluguel de veículos aumente mais pela facilidade e maior custo benefício.
- Valor alto dos automóveis
Por conta da crise financeira e aumento dos insumos principalmente no Brasil, o valor dos automóveis já foi bem elevado em 2021 e essa é uma tendência para 2022. Mas o principal motivo do valor tão alto dos veículos atualmente é a dificuldade que as montadoras estão tendo em encontrar algumas peças para sua produção, isso faz com que o estoque esteja baixo e a demanda alta, fazendo os preços subirem no mercado.
Além do aumento nos valores a fila de espera está grande para adquirir um veículo, e isso não anda agradando muito os consumidores.
Vamos ter muitas tendências do mercado automotivo em 2022 que seguiram no próximo ano. Acompanhe nosso conteúdo e fique de olho nas novidades.
Fontes:
https://paranashop.com.br/2021/12/cinco-tendencias-do-mercado-automotivo-para-2022/
https://www.agazeta.com.br/motor/9-tendencias-esperadas-para-o-mercado-automotivo-em-2022-0122
https://www.leaseplan.com/pt-br/blog/mercado/previsoespara2022/