Carros híbridos ou elétricos: qual vale a pena investir?

Se você fica em dúvida toda vez que fala sobre as vantagens e desvantagens dos carros híbridos ou elétricos, saiba que isso é bastante comum já que os dois têm muitos benefícios relacionados à economia e ao meio ambiente, mas pontos negativos em relação ao custo de aquisição e manutenção.

Vamos entender um pouco mais sobre essas diferenças? Continue lendo!

Preço, abastecimento, autonomia e manutenção

Quando falamos em tecnologia automotiva já pensamos em valores altos e carros nada acessíveis, isso tem várias motivações que vai da produção do veículo até os objetivos de marketing da empresa. Mas, ter um carro híbrido já faz parte da realidade de muitos brasileiros.

Dos 124.361 carros com algum tipo de eletrificação no país, 86.143 (cerca de 69%) são híbridos ou híbridos leves (Quatro Rodas).

  • Abastecimento: Se perguntar sobre a existência de postos de abastecimento ao longo das estradas do Brasil deve ser uma das primeiras reflexões de quem pretende investir em um carro elétrico.
  • Autonomia: Em termos de flexibilidade, os carros híbridos ganham o cenário já que possuem duas formas de abastecer, o que dá ao motorista mais tranquilidade.
  • Sustentabilidade: O carro elétrico não emite poluentes na natureza, e é o sonho da sustentabilidade automotiva, mas é importante ressaltar: as baterias dos carros elétricos ainda não têm descarte e reaproveitamento aprimorado, a má administração desses componentes pode ser um empecilho para os carros elétricos serem “inofensivos” à natureza. Já o híbrido, ainda polui, mas se comparado aos carros convencionais, ele é muito mais sustentável.
  • Preço e manutenção: Os carros híbridos e elétricos ainda têm um alto custo de aquisição e de manutenção. Os elétricos ainda são muito pesados, as baterias caras e as peças são importadas, tudo isso resulta em um custo inacessível para a maioria dos brasileiros.

O carro híbrido também é um pouco mais pesado que o convencional, tem manutenção complexa por se utilizar de dois motores, mas tem a vantagem de ser fabricado no Brasil, o que possibilita otimização e redução de custos futuramente. 

Benefícios para os motoristas de App

Muitos motoristas já optaram por GNV como combustível, como você já deve ter notado, e isso é muito benéfico já que diminui a poluição gerada pela queima do combustível fóssil e o gasto com abastecimento, entre outros benefícios.

Mas o carro híbrido ainda continua sendo uma opção também econômica e menos poluente, e conta ainda com a eficiência energética da eletricidade. O fato de gerar menos ruído e a direção ser mais confortável, para os motoristas de App é uma ótima alternativa.

Mas, e os híbridos Plug-In?

Entre o carro convencional, de motor a combustão, e o carro elétrico, a solução para os brasileiros parece ser o híbrido Plug-In, que você pode recarregar em casa e roda de 50 a 60 quilômetros, além de não custar tão caro quanto um carro elétrico.

Mas qual seria as vantagens e desvantagens desse tipo de veículo? Isso é assunto para outro Blog!

Acompanhe a Poly nas redes sociais e fique ligado em nossos Blogs para saber mais novidades, curiosidades e informações sobre o mundo automotivo.

Até a próxima!

Referências:

https://autopapo.uol.com.br/noticia/carro-hibrido-plug-in/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *