Apesar de ter conquistado mais espaço no mercado automobilístico, os carros elétricos ainda geram dúvidas nos consumidores que não entendem ao certo seu funcionamento, como carregar o veículo e suas manutenções, por exemplo. Essas dúvidas podem estar afetando o aumento das vendas desse tipo de veículo, o que impacta negativamente no crescimento da mobilidade sustentável. Mesmo assim, as perspectivas para a expansão da mobilidade sustentável são positivas no mercado. É estimado que cerca de 2,5 bilhões de carros elétricos estejam percorrendo as ruas até o ano de 2050. Para esse aumento de vendas dos carros elétricos ocorrer, é preciso ainda ajustar alguns pontos na criação dos veículos e levar mais informações aos consumidores.
Afinal, o que é mobilidade sustentável?
A mobilidade sustentável é tudo o que conhecemos sobre os meios de transportes que fogem ao tradicional como transportes coletivos ou carros de passeio, e veículos não motorizados como skate, bicicletas, patinetes, veículos movidos a energia solar, as famosas caronas, etc. todo tipo de transporte alternativo pode ser considerado dentro da categoria de mobilidade sustentável.
Carros elétricos: Principais dúvidas dos consumidores
Os carros tradicionais dependem da queima de combustíveis fósseis ou vegetais em seu sistema para funcionarem, já os elétricos, são movidos apenas por eletricidade, e seu sistema pode ser composto por um ou dois motores que necessitam dos bancos de baterias (os íons de lítio) para funcionar. De forma técnica, carros elétricos possuem um inversor em seu sistema que converte a corrente elétrica contínua em corrente alternada. Esse processo leva energia até o motor de indução, fazendo com que a eletricidade atinja os mecanismos e acione os componentes que giram as rodas, consequentemente, o veículo entra em movimento. Hoje em dia é mais fácil encontrar postos para carregar o veículo elétrico, é só pesquisar no Google Maps, onde é possível encontrar uma lista com endereços, valores e avaliação dos usuários sobre X posto de carregamento.
Falta de padronização também atrapalha o crescimento da mobilidade sustentável
Essa falta de padronização dificulta a vida dos consumidores que precisam estar atentos à disponibilidade de entrada para seu carregador nos determinados postos de carregamento.
Nos EUA e na Europa, é utilizado o carregador do tipo 1, no Brasil, foi criado o carregador do tipo 2, que é usado por grandes marcas, como Porsche e Volvo, entre outras marcas que optam por utilizar esse tipo de carregador.
O que diferencia um tipo de carregador para o outro é o plugue (seu conector) e a potência do carregador.
- Tipo 1 (SAE J1772) – Carregador com potência de 7,4 kW (230 V, 32 A). Seu conector possui quatro pinos no total, dois de fase, neutro e terra, e dois para conexão com o veículo e segurança no encaixe do plugue, evitando sua desconexão durante o carregamento.
- Tipo 2 (IEC 62196) – Carregador com potência de até 22KW (400 V, 32 A). O que diferencia o carregador do tipo 2 para o tipo 1, são dois pinos adicionais em seu sistema. Esses pinos correspondem às fases extras fundamentais para seu carregamento.
Há postos de carregamento que aceitam somente o carregador do tipo 1, já outros do tipo 2. Ainda são estudados os adaptadores para que todo posto de carregamento aceite ambos os tipos de carregadores. Mas, essa ainda é uma questão que precisa ser revista pelas marcas.
Sem dúvidas, compartilhar mais informações com os consumidores e padronizar o sistema de carregamento dos carros elétricos, irá favorecer o aumento das vendas desse tipo de veículo e da mobilidade sustentável.