Autódromo de Interlagos volta a receber corridas do GP do Brasil

No dia 14 de novembro de 2021, teremos a Fórmula 1 Heineken Grande Prêmio do Brasil – São Paulo, um dos mais tradicionais GPs de F1 do circuito mundial. O GP do Brasil é considerado o mais importante evento esportivo internacional de São Paulo. Para saber por que esse evento é tão importante, confira a história dele nesse artigo.

História do GP do Brasil

A primeira corrida do GP aconteceu em 1972, porém, não era uma corrida oficial. Ela foi realizada para homologar o circuito de Interlagos para a categoria. Então, em 1973, o GP do Brasil passou a somar pontos para o Mundial de Fórmula 1. Na década de 80, a corrida foi realizada no autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A competição retorna a sua primeira sede, o Interlagos, em 1990, depois do local receber uma grande reforma.

A pista Interlagos é famosa internacionalmente. Essa fama começou na década de 70, depois de uma reforma que foi fundamental para adequar o traçado de 7.960 metros para corridas de monopostos. Foi na pista de Interlagos que o Brasil viu surgir o primeiro campeão mundial de F1 pelo país, Emerson Fittipaldi. Nos anos 90, foi realizada a reforma para que a F1 voltasse para o estado de São Paulo. Nessa reforma, o circuito foi reduzido de 7,9 quilômetros para 4,3 quilômetros, de acordo com as exigências da categoria. O tamanho da pista diminuiu, mas o grau de dificuldade se manteve. Os carros também passaram a correr mais tempo juntos, tornando as corridas mais atrativas para o público.

As corridas de F1, em Interlagos, trouxeram visitas ilustres ao Brasil como os artistas Sydne Rome, Gael Garcia Bernal, Mick Jagger entre outros. Um dos eventos mais marcantes aconteceu em 2004, a prova passou para a reta final do campeonato e o público brasileiro assistiu às conquistas dos títulos mundiais de Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Jenson Button e Sebastian Vettel.

Depois de um ano, autódromo volta a receber corridas

A etapa brasileira da Fórmula 1 Heineken, acontecerá no dia 14 de novembro. O autódromo de Interlagos, na Zona Sul de São Paulo, volta a receber a corrida após um ano. A programação da etapa brasileira começa na sexta, 12 de novembro, com o treino livre no período da manhã e o treino de classificação, à tarde, para estabelecer a ordem de largada para a “Sprint Race”, uma das três de todo o Campeonato. No sábado, 13 de novembro, além do treino livre, haverá a “Sprint”, uma corrida curta, em 24 voltas, cujo resultado indicará a formação do grid de largada para o GP no domingo, 14 de novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *