Quando nos perguntam sobre as grandes lendas do automobilismo, muitas vezes, nos lembramos de nomes de outros países, e esquecemos grandes pilotos nacionais que fizeram história no automobilismo brasileiro. O automobilismo já trouxe diversos nomes para o Brasil, lembramos do mais famoso, Ayrton Senna, mas ainda existem alguns pilotos que fizeram história e precisam ser valorizados. Para você conhecer essas lendas, confira nosso artigo.
1. Nelson Piquet
Nelson Piquet foi um dos pilotos brasileiros que iniciou sua carreira na Fórmula 1 no ano de 1978. Ele entrou na categoria para substituir o campeão mundial Niki Lauda e conquistou o campeonato inglês.
Piquet conquistou o vice-campeonato mundial em 1980 e, em 1981, conquistou seu primeiro título mundial, pela Brabham. Dois anos depois, em 1983, consegue o seu bicampeonato mundial e, em 1987, com a equipe Williams, torna-se tricampeão mundial. Atualmente, ele é professor e tutor do seu próprio filho, Nelson Piquet Junior, para quem transmite seus conhecimentos sobre a Fórmula 1.
2. Emerson Fittipaldi
Emerson Fittipaldi foi o primeiro piloto brasileiro a ganhar campeonatos mundiais nos principais circuitos do automobilismo internacional.
Emerson Fittipaldi iniciou sua carreira na Fórmula 1, em 1970, pela Lotus. Dois anos depois, o piloto já conquistou seu primeiro título mundial, com apenas 26 anos. Fittipaldi foi um dos principais responsáveis pela F1 no Brasil. Em 1974, ele trocou a Lotus pela McLaren e foi novamente campeão do mundo. Fittipaldi deixa de ser piloto de Fórmula 1 em 1980, mas, em 1984, passa a ser piloto na Fórmula Indy. Venceu 22 corridas e conquistou o campeonato em 1989. Nas 500 Milhas de Indianápolis, Fittipaldi foi campeão em 1989 e em 1993.
3. Michael Schumacher
Michael Schumacher é o piloto com maior número de vitórias no campeonato mundial, sendo sete vezes campeão.
Schumacher, ao longo de seus quinze anos de carreira, bateu vários recordes dentro do esporte. Foi o piloto com mais vitórias em Grandes Prêmios, com maior número de pontos (1.391) e, também, teve o maior número de voltas mais rápidas e mais pole positions. Até 2009, nenhum desses recordes tinham sido batidos.
4. Rubens Barrichello
Rubens Barrichello foi o piloto que disputou por mais tempo o mundial de Fórmula 1 de maneira ininterrupta, entre os anos de 1993 e 2011, sendo o piloto mais experiente da história da categoria.
Barrichello conta com inúmeros títulos de kart, conquista do Campeonato Europeu de Fórmula Opel e do Campeonato Inglês de Fórmula 3. Em sua segunda temporada com o carro #111 na Stock Car, levantou seu primeiro caneco na categoria.
5. Ayrton Senna
Ayrton Senna é uma das maiores lendas da Fórmula 1, o piloto conquistou três títulos mundiais, que ocorreram nos anos de 1988, 1990 e 1991. Ele é considerado o piloto mais rápido da história da Fórmula 1.
Com 11 triunfos em condições temporais adversas, Senna foi nomeado o Rei da Chuva, quando era um estreante nesse tipo de corrida na F1. O piloto teve 41 vitórias, 65 pole positions, 19 voltas mais rápidas e 2982 voltas na liderança. Foi um grande piloto brasileiro que morreu de maneira trágica em 1º de maio de 1994, após colidir com uma mureta de proteção no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola.
Conclusão
Todos esses nomes são verdadeiras lendas do automobilismo mundial em suas respectivas categorias. Foram responsáveis por transmitir emoção, torcida e alegria aos seus fãs, por isso, não devem ser esquecidos.
Você gostou de conhecer mais sobre esses pilotos? Então, compartilhe esse artigo para que mais pessoas conheçam esses grandes nomes do automobilismo.