4 Benefícios do Sistema Avançado de Assistência ao Condutor.

Fonte: freepik.

O sistema de Assistência Avançada ao Condutor (ADAS, do inglês Advanced Driver Assistance Systems), é uma tecnologia inovadora que auxilia a direção, tornando-a mais segura para o motorista e pedestre.

Entre seus benefícios principais estão a redução expressiva de equívocos na locomoção do carro, reduzindo acidentes recorrentes. Confira mais benefícios deste incrível sistema!

1. Frenagem automática de emergência.

Essa função evita colisões, reduzindo a velocidade do veículo. O tempo de reação do motorista deveria ser instantâneo, mas as pessoas estão cada vez mais focadas em suas preocupações, o que diminui a atenção no trânsito. 

Além disso, a pressa e o trânsito congestionado das cidades grandes provocam os sentimentos de impaciência. Desta forma, um sistema que reduz a velocidade do carro automaticamente é uma grande solução para evitar acidentes.

2. Alerta de mudança de faixa.

Esse sistema avisa o motorista de que o carro está desviando da faixa sem utilizar as setas. Isso pode evitar grandes perigos no momento de trocar de faixa. Assim, a estrada fica mais segura para outros motoristas também. 

3. Assistência de manutenção de faixa.

Quem nunca notou veículos saindo da faixa “sem querer”? Isso é muito comum, mas pode indicar outros problemas, como desvio de eixo. Pode ser que seja difícil manter a direção constante e dentro da faixa em viagens longas, por isso, essa ferramenta alerta se o carro sair da faixa.

4. Detecção do ponto cego.

Essa função avisa o motorista sobre a presença de veículos ou objetos nos pontos cegos do carro. É interessante notar a importância desse sistema, já que o ponto cego é um dos maiores causadores de acidentes graves. 

Para concluir, é preciso reforçar que sistemas como esse servem para auxiliar o motorista, isso quer dizer, a atenção e responsabilidade do condutor são tão essenciais quanto na ausência desse tipo de tecnologia. 

O que você acha do Sistema Avançado de Assistência ao Condutor? Deixe seu comentário! 

Até o próximo blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *