Em 2022, mesmo com os efeitos econômicos negativos por conta da pandemia, o objetivo do segmento automotivo é dar a volta por cima. Diversas pesquisas apontam uma enorme quantidade de lançamentos a partir de 2022, com mais de 70 veículos chegando, sendo 49% deles elétricos ou híbridos. Para conhecer mais sobre essas novas tendências de carros para 2022, continue lendo nosso artigo que iremos te explicar.
Para diminuir o uso de combustíveis fósseis, os fabricantes de automóveis estão cada vez mais empenhados no desenvolvimento de veículos eletrificados, sendo os carros híbridos e elétricos. Mas, quando falamos nesse assunto é muito comum as pessoas confundirem esses dois tipos de automóveis, afinal, quais são as diferenças entre eles e as vantagens e desvantagens de cada um?
Diferença entre o carro elétrico e o híbrido
O carro elétrico é movido apenas pela eletricidade, podendo ter um ou mais motores que irão depender da energia armazenada em baterias para funcionar. O único combustível responsável por fazer o automóvel se movimentar é a eletricidade.
Os carros híbridos combinam as propulsões elétrica e a combustão, eles têm dois motores — elétrico e a combustão. Os dois trabalham em conjunto e a forma como são utilizados classifica-os em três tipos: híbrido-paralelo, híbrido-série e híbrido-misto.
Os carros híbridos-paralelos usam o motor elétrico apenas para auxiliar a combustão. Diferente dos híbridos-série, porque, nesses casos, o motor a explosão funciona como um gerador que carrega as baterias do carro que alimentam o propulsor movido à eletricidade. Já nos carros híbridos-mistos, os dois motores conseguem movimentar o veículo. Em baixas velocidades, o motor responsável por movimentar o veículo é o elétrico, já quando a velocidade aumenta, o motor a combustão assume.
Quais os benefícios e desvantagens dos carros híbridos?
Os modelos híbridos não precisam de recarga porque o motor a combustão auxilia na carga das baterias e aproveita a energia durante as frenagens. Além disso, os modelos híbridos têm desempenho melhor no congestionamento, porque ele permite a condução somente com o motor elétrico e recarrega a bateria durante as frenagens.
Embora ele tenha essas vantagens, a emissão de poluentes gerados pelos carros híbridos ainda existe, mesmo sendo mais baixa em relação aos carros convencionais.
E quais são os benefícios e desvantagens dos carros elétricos?
Um dos pontos mais importantes é que esse é um modelo sustentável, que agride menos a natureza. Além de ter um motor muito silencioso comparado aos motores convencionais, reduzindo a poluição com gases poluentes e a poluição sonora.
Embora seja muito benéfico, ele apresenta algumas desvantagens como o tempo de recarga, por exemplo, porque você deve deixar o veículo parado para “abastecimento” por um período de tempo, que pode durar de 6 a 12 horas.
Alguns modelos de carros híbridos e elétricos disponíveis no Brasil
Os carros híbridos e elétricos no Brasil ainda apresentam valores não acessíveis para grande parte da população, mas existem modelos disponíveis no país, e as montadoras informaram que esse número irá aumentar no próximo ano. Confira alguns modelos:
Audi e-tron S Sportback
Caoa Chery Arrizo 5e
Chevrolet Bolt
Fiat 500e
Conheça alguns lançamentos que vão chegar em 2022
Renault Kwid elétrico
O Renault Kwid ganhará uma versão elétrica e visa ser o carro elétrico mais barato do mercado nacional. Na Europa, ele tem preço de 17.605 euros, cerca de R$ 110 mil em conversão direta.
JAC e-J7
As baterias de 50,1 kWh geram uma autonomia de 400 km ao modelo. O motor elétrico do JAC e-J7 tem potência de 192 cv e torque de 34,6 kgf.m. De 0 a 100 km/h é feito em 6,4 segundos.
BMW i4
O veículo conta com duas versões, a primeira delas é o eDrive40, que entrega potência de 340 cv. O BMW i4 eDrive40 tem autonomia de 590 km. O modelo faz o de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e tem velocidade máxima de 190 km/h.
A segunda opção é a M50, de 544 cv. Nesse caso, a autonomia é de 510 km. A velocidade máxima é de 225 km/h e de 0 a 100 km/h é feito em 3,9 segundos.
Esses são apenas alguns modelos que chegarão no país no próximo ano, mas os próximos lançamentos prometem agitar o mercado brasileiro. As montadoras automotivas investem no segmento e apresentam novas propostas no mercado nacional a partir do próximo ano, então fique de olho nas mudanças automotivas que irão acontecer, será um ano de muitas novidades.